Danças Circulares e Espiritualidade

 

Seja numa prática de meditação ou até mesmo em um livro de colorir, as mandalas estão presentes em muitas aplicações e são utilizadas em diversas culturas, religiões e experiências pelo poder simbólico e energético que carregam. 

Quer saber mais sobre esses símbolos tão antigos e tão atuais? Então continue a leitura do artigo que preparamos: 

O que são mandalas?

Primeiramente, “Mandala” é a palavra em sânscrito (língua antiga da Índia) para denominar “círculo”. São desenhos e símbolos de formas geométricas concêntricas. Ou seja: todos os elementos da mandala estão distribuídos ao redor de um mesmo ponto central.

As mandalas podem ser representadas em muitas criações e são ferramentas para manter o foco em um objetivo, naquilo que se deseja alcançar. Cada mandala se conecta de forma diferente com a intenção e com a prática em que ela é utilizada.

Mais do que isso, elas representam um elo de concentração de energia e são símbolos universais de integração e harmonia. 

As mandalas podem ser feitas em muitos materiais, como areia, madeira e tinta. Além disso, a escolha das cores da mandala também se relaciona com o que o desenho pretende ressoar energeticamente.

Como as mandalas surgiram?

É difícil dizer com exatidão quando e como surgiram as mandalas. Primeiro, precisamos lembrar que as mandalas são bastante orgânicas e muito similares com elementos que vemos na natureza. As mais antigas imagens de mandala do mundo vêm da Idade da Pedra. São imagens gravadas em rochas e têm pelo menos 25.000 anos. 

Os primeiros registros de desenhos circulares cheios de detalhes, carregados de significado e utilizados em prática específicas, como em rituais religiosos e na meditação, aconteceram em países orientais como Tibete e Índia. Esses símbolos eram usados como representação do ciclo da vida, além de instrumento de concentração e meditação, principalmente em religiões como budismo, hinduísmo e taoísmo. 

Qual o poder das mandalas?

A simbologia das mandalas está muito conectada com a ideia de expansão e de crescimento. Afinal, a construção de toda e qualquer mandala começa com um ponto único, simples e de partida, até o desenvolvimento completo do símbolo.

E esses símbolos apresentam benefícios para o ambiente, o corpo e a mente. Ao se concentrar em uma mandala ela gera, transforma e devolve energia.

A Mandala conecta-nos com as partes mais profundas de nosso inconsciente. Por isso, a atração pelas imagens das mandalas para o homem moderno é tão forte como para os seres humanos primitivos. Elas são imagens de meditação e cura. A Mandala nos leva para o nosso centro. Segundo Carl Jung, encontrar o Centro é o alvo de nossos esforços intrapsíquicos para nos tornarmos quem somos.

As mandalas são utilizadas em que prática?

Como já comentamos, as mandalas tiveram seu início em práticas de meditação e concentração. Elas também são utilizadas em algumas religiões orientais. Além disso, existem registros da utilização de símbolos concêntricos em ritos de cura e de passagem de tribos de algumas regiões ocidentais.

Hoje, além desses usos, as mandalas são aplicadas em alguns tipos de terapias, em cursos de autoconhecimento e também nas Danças Circulares. 

As Danças Circulares são mandalas e podem simbolizar um caminho meditativo de autodescoberta e profundidade. Dançando as Mandalas, é possível sentir a criação da vida e de um continuum movimento que nos guia a uma profunda conexão com o centro do nosso ser. 

Quer saber ainda mais sobre esses símbolos de energia com tanto poder? Indicamos o livro “Mandalas em Movimento”, da escritora, focalizadora, musicoterapeuta e pesquisadora musical aplicada às Danças Circulares, além de cofundadora do Giraflor, Adriana Bisconsin.

Os desenhos coreográficos de uma dança se repetem potencializando a função de contração e expansão. É também disso que o livro Mandalas em Movimento trata, da criação, dos movimentos de contração e expansão. Nesse livro você encontrará 33 danças, representadas por suas mandalas e que, juntas, formam três capítulos para um caminho meditativo: A Vida, O Amor e A Dança.


Voltar para o Blog

O que é uma Mandala

O que é uma Mandala?

A Mandala é um círculo de cura que nos conecta com as partes mais profundas do nosso inconsciente. Por esta razão, ela sempre exerceu fascínio

Leia mais
O que é a Dança Circular

O que é a Dança Circular

Você já dançou com outras pessoas uma dança no formato de círculo? Conhece as danças tradicionais dos povos? Hoje vamos aprender um pouco mais sobre

Leia mais
A Geometria Sagrada e as Mandalas

A Geometria Sagrada e as Mandalas

No universo existe uma ordem perfeita, uma linguagem única orquestrada pela criação. Hoje vamos descobrir como a geometria sagrada e as mandalas dialogam. Vem comigo!

Leia mais
Curso de Dança Circular

Curso de Dança Circular

Você sabia que no Brasil temos cursos de Formação em Danças Circulares? Existem formatos variados de cursos. Vem comigo que vou te explicar como estes

Leia mais
5 1 Voto
Article Rating
Inscreva-se
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks não visíveis.
Ver comentários