Há estudiosos que dizem que todas as formas de vida são criadas a partir de códigos geométricos: as moléculas do nosso DNA, a córnea de nossos olhos, os flocos de neve, as pétalas das flores, as estrelas, os cristais… Com base nisso, a geometria sagrada é o estudo que identifica padrões presentes em toda criação, a partir das formas geométricas.
O que é a Geometria Sagrada
Considerada uma ciência milenar, a Geometria Sagrada explica padrões de energia, de crescimento e até de movimento que criam e unificam todas as coisas, a partir de uma ou mais formas geométricas.
Ela surgiu no Egito Antigo, quando ao delimitar a terra devido às inundações que aconteciam no rio Nilo, perceberam que havia uma repetição de padrões geométricos na natureza. A partir de então, alguns a descrevem como sendo a origem de todas as formas, além de estar presente em todos os seres vivos.
Há quem diga que a geometria sagrada é um meio de comunicação entre nós humanos e o universo, já que está presente em todas as formas de vida existentes nele. Por meio do estudo do tema, podemos obter uma maior compreensão do que acontece ao nosso redor e assim desbloquear as estruturas básicas da nossa origem.
Como a Geometria Sagrada influencia a nossa vida
Acredita-se que a Geometria Sagrada, ou “Arquitetura Sagrada” como também é chamada, é capaz de amplificar a nossa conexão com o espírito e criar harmonia entre nós e o mundo exterior.
Os símbolos são como códigos, mas que também trazem um profundo despertar da alma e conexão com nossa verdadeira essência divina. Eles podem ser usados para abrir caminhos e portas, bem como para a conexão com a natureza e todo o mundo ao nosso redor.
Além disso, é dito que temos um “Corpo de Luz e Merkabah”, que significa uma grade de luz e de geometria sagrada que reúne nosso ser físico, emocional, mental e espiritual. As altas frequências dessa energia e luz podem ativar, curar, despertar e transformar, trazendo certos efeitos de cura, harmonização e reequilíbrio em todos os níveis.
O contato com a Geometria Sagrada nos ajuda a ter a consciência necessária para nos conhecermos melhor, nos desenvolvermos a entrarmos em sintonia com o nosso verdadeiro propósito e caminho.
As formas da Geometria Sagrada
Abaixo separamos as formas mais comuns da Geometria Sagrada acompanhadas de seus significados / intenções e como eles nos ajudam.
• Círculo
As formas curvas como o círculo representam o feminino, e por isso traz uma energia Yin. Isso significa o eterno, a integridade, o foco, a proteção e o suporte cósmico.
• Vesica Piscis
A forma Vesica Piscis é composta por dois círculos conectados pelo centro. Representa a criação, a renovação, o consenso e a manifestação. Está presente no início da reprodução animal, desde a fusão do espermatozoide e do óvulo.
• Semente da vida
A forma chamada Semente da Vida é composta por 7 círculos idênticos conectados. Representa os 7 dias da criação, o desenvolvimento, crescimento e criatividade.
• Fruto da vida
O Fruto da Vida é a forma composta por 13 círculos idênticos que traçam uma linha que parte do centro e liga umas às outras. Ela é a forma expandida que simboliza a planta arquitetônica do universo.
• Flor da Vida
A Flor da Vida é formada por 19 círculos que criam um padrão repetitivo de 6 pétalas semelhantes a uma flor, que representa a planta de todo o universo. Ela simboliza a manifestação, a cura e o equilíbrio.
• Árvore da Vida
Originária do centro da flor da vida a geometria da árvore da vida é encontrada dentro de muitos cristais. Ela Representa a purificação, o reequilíbrio e a reenergização.
• Toro
Toro é a forma geométrica básica da existência presente em todos os planetas, estrelas e galáxias. Ela possui um padrão de energia em forma de anel, que é o fluxo magnético de energia, sendo a representação de uma energia que circula em torno de um eixo central.
• Merkabah
Simbolizado por uma estrela tetraédrica, a forma geométricaMerkabah representa a manifestação do amor em todas as suas formas, podendo ser utilizado para restaurar a energia vital do nosso corpo.
• Cubo de Metatron
O Cubo de Metatron é representado pelos 4 pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste), assim como também o Divino é representado pelo terreno, consensual e a consciência. Representado pelos triângulos, ele faz a conexão com o céu e a terra, além da conexão energética com todas as dimensões, sintonizadas ao Anjo de Metatron. Todas as figuras geométricas básicas estão reunidas nesta geometria sagrada.
Os Sólidos Platônicos
O filósofo Platão associou sólidos aos 5 elementos da natureza, por meio dos quais a base da vida pode ser expressa, que foram nomeados sólidos platônicos. Esses originam-se do Cubo de Metraton e representam as 5 formas perfeitas do universo: Tetraedro, Cubo, Octaedro, Icosaedro e Dodecaedro.
Esses sólidos foram considerados por ele a base de tudo no mundo físico. Ao serem quebrados em suas formas mais simples, eles formam o triângulo, o quadrado, o círculo, a espiral e a linha reta – as chamadas “formas geométricas sagradas básicas”.